A abrangência da odontologia hospitalar

A odontologia hospitalar abrange ações que vão além das proporções imaginadas e atribuídas pela população, uma vez que os procedimentos realizados não se limitam às intervenções cirúrgicas, mas  pode ser compreendida por cuidados associados às alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares no atendimento.

Atenção com a saúde bucal em ambiente hospitalar

É comprovado que infecções na cavidade oral podem desencadear problemas graves em todo o organismo. Porém, a atenção com a saúde bucal deve ser ainda maior para o chamado grupo de risco, por exemplo, os pacientes em tratamento contra o câncer, cardiopatas, diabéticos e internados nas unidades de terapia intensiva (UTI). Esses pacientes passam por períodos de baixa imunidade e as infecções oportunistas por fungos, vírus e bactérias na cavidade oral podem gerar riscos sistêmicos e devem contar com a odontologia no ambiente hospitalar.

A odontologia no ambiente hospitalar contribui para:

• Redução de tempo de internação.
  • Diminuição do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de medicamentos;
  • As operadoras de saúde estão atentas a eficiência da administração dos hospitais. Quando há uma melhor performance, aumentam a confiança naquele modelo e passam a direcionar seus associados para uma gestão mais competente e de melhor resultado.
  • Diagnóstico precoce de doenças graves oriundas da cavidade oral contribuem diretamente para a redução dos custos hospitalares. Quanto mais experiência tiver o profissional, mais cedo se chegará na causa e menores serão os gastos.
  • O mesmo raciocínio de redução de custos ocorre quando retira-se a nutrição parenteral. O paciente com acompanhamento odontológico consegue se alimentar sem dor, consequentemente, ocorrem melhorias no quadro clínico geral. Gradativamente esse paciente evolui para a alta hospitalar.
  • Vantagens da Odontologia Hospitalar

Realizar os procedimentos odontológicos em pacientes com patologias sistêmicas graves no ambiente hospitalar tem algumas vantagens como propiciar o atendimento com maior segurança a pacientes com riscos cirúrgicos, facilidade na solicitação de exames específicos, oferecer acompanhamento clínico e de tratamentos específicos diariamente.

Nos casos específicos em que o paciente não pode se submeter a anestésicos locais, o atendimento em ambiente hospitalar é favorecido, pois se utiliza anestesia geral, excluindo o problema do não tratamento dentário em decorrência desta limitação.

Em crianças de tenra idade e em pacientes com necessidades especiais que possuem sua limitação física e mental, o tratamento odontológico sob anestesia geral facilita muito a sua execução, proporcionando um campo de trabalho mais acessível e um resultado do trabalho com qualidade.

Regulamentação da Odontologia Hospitalar

A Resolução 162/2015 regulamenta a habilitação em Odontologia Hospitalar e a Resolução 163/2015 define o exercício e a forma de atuação do cirurgião-dentista nos hospitais.

A Odontologia Hospitalar é uma área que atende pacientes em ambientes hospitalares, internados ou não, ou em seu domicílio. Os objetivos principais são a promoção à saúde, diagnósticos e tratamento de doenças orofaciais, entre outras.