De acordo com a OMS, 40 % da população mundial tem mau hálito

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose, mais conhecida como mau hálito ou bafo.

Geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca).

O incômodo também pode ser causado por fatores extra bucais, jejum prolongado, ingestão de alimentos com odores, diabetes não compensado, hipoglicemia, alterações hepáticas ou intestinais.

Diminuição da saliva é uma das causas do mau hálito

A formação da placa bacteriana e os riscos de inflamação nas gengivas são impulsionados em casos de boca seca, já que  a saliva é importante para proteger a boca e ajudar na digestão,uma vez que em sua composição existe uma série de enzimas, minerais e anticorpo.

A diminuição da saliva, causa indireta do mau hálito, ocorre por conta do estresse excessivo, por doenças autoimunes e por medicações que apresentam esse efeito colateral.

• Resíduos alimentares alojados entre os dentes
  • Higiene bucal inadequada
  • Saliva viscosa
  • Desidratação
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Consumo excessivo de álcool
  • Respiração pela boca
  • Uso de certos medicamentos

Cuidados

Uma das formas de evitar o mau hálito é manter a higiene bucal da seguinte forma:

• Usar fio dental, escovar os dentes e a língua depois de cada refeição. Isso ajuda a reduzir as bactérias que causam o mau odor dentro da boca.
  • Consultar o dentista regularmente
  • Ter uma dieta balanceada, pois tudo o que você consome é absorvido pela corrente sanguínea e reaparece quando você respira e fala. Ingredientes fortes, como alho, cebola e outros alimentos condimentados, são os piores culpados; então, coma mais vegetais e ervas, – seu alto conteúdo de água ajudará a limpar os resíduos da boca.
  • Evitar o jejum prolongado, se a pessoa não adotar uma dieta equilibrada e saudável, seu sistema imunológico acabará ficando comprometido.
  • Controlar o estresse –  O estresse causa uma redução da produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo.
  • Aumentar a ingestão de água hidrata e reflete no aumento da salivação contribuindo para melhora. A salivação baixa aumenta a formação da saburra lingual, uma placa branco-amarelada que fica na língua e acumula bactérias e células mortas. Isso contribui para a produção de gases que provocam o mau hálito.

Mau hálito, diagnóstico e tratamento

O diagnóstico do mau hálito é feito por meio de uma análise da boca do paciente e de seu histórico. Também podem ser realizados exames que medem a quantidade e a qualidade da saliva , a quantidade de enxofre exalada na respiração. Mas a realização de todos esses exames não substitui a checagem do hálito pelo olfato humano. Por isso, o profissional avalia, por meio de seu olfato, o hálito do paciente. Essa checagem é chamada teste organoléptico. Ainda hoje é considerado o método mais confiável e seguro.

Atualmente, os tratamentos vão desde a adoção de uma dieta balanceada até mesmo o uso de laserterapia e eletroterapia, técnicas que regeneram a função das glândulas salivares para a eliminação do mau hálito.